Wednesday, March 30, 2005

IMPLICATURAS CONVERSACIONAIS

IMPLICATURAS CONVERSACIONAIS


A noção de Implicatura Conversacional é umas das idéias mais importantes em pragmática.


A origem deste tipo de inferência , chamada implicatura, parece estar ligada a aquilo que está “pairando” fora da organização da linguagem , como que cooperando para interação e para o estabelecimento da comunicação . Poderíamos dizer, também, que , através desses princípios, de interação cooperativa, as implicaturas acabam se “infiltrando” e gerando as inferências na linguagem .

Outra importante contribuição das implicaturas é que esta fornece uma explicação de como é possível expressar mais do realmente ou literalmente é dito pelos meios convencionais de expressão lingüística :


Você pode me dizer as horas .

Bem, o leiteiro já veio .


Claramente podemos inferir que por trás do que é dito acima é comunicado muito mais :

Você pode me informar as horas no presente momento , como está indicado no relógio, se sim , por favor, diga-me

Não eu não sei a hora exata do presente momento, mas eu posse lhe oferecer alguma informação com a qual você pode deduzir a hora aproximada, a saber: o leiteiro já veio


Através das implicaturas podemos estabelecer um elo de entendimento entre o que é realmente é dito e aquilo que é inferido, que está em itálico, que nos é comunicado através do princípio cooperativo de comunicação .

Monday, March 28, 2005

PRAGMÁTICA I

Pragmatica I


Stephen C. Levinson , juntamente com Grice, é considerado um dos pais da pragmática .

Em seu livro , como não poderia deixar de ser, Pragmatics (Cambridge Textbooks in Linguistics) 1983 , Levinson faz um apanhado geral de todos os conceitos fundamentais da pragmática, como : Dêixis, Atos de Fala, Pressuposições , Implicaturas e Implicaturas conversacionais .




A origem do significado moderno da palavra Pragmática data de 1938, está ligada a os conceitos do filósofo, que estava preocupado em estabelecer uma forma a um ciência dos signos, que vem a semiótica .


Morris determinou ter ramos de pesquisa :

Sintaxe : “ o estudo da relação formal de um signo com outro .”

Semântica : “ o estudo da relação dos signos com os objetos em que os signos são aplicáveis”


Pragmática : o estudo “ das relações dos signos dos intérpretes”


“ Pragmática é o estudo das relações entre linguagem e contexto que são “ gramaticalizadas”, ou codificadas na estrutura de uma língua” p.9 , Levinson .






Elementos de conteúdo comunicacional em um proferimento :


Condições de verdade ou acarretamentos
Implicaturas conversacionais
Pressuposições
Condições de felicidade
Implicaturas conversacionais – generalizadas
Implicaturas conversacionais – particularizadas
Inferências baseadas em estruturas conversacionais





A noção que a pragmática poderia ser o estudo dos aspectos não abrangidos pela semântica certamente alguma verdade . Mas em um aspecto mais amplo podemos incluir a ironia, a metáfora e os conteúdos implícitos comunicativos de um proferimento .


O filósofo Grice ( 1957 ) nos ajuda a entender a diferença entre transferência de informação incidental e a comunicação propriamente . Distinguindo entre natural meaning ( como em Aquela nuvens negras querem dizer chuva ) non-natural-meaning ( equivalente à noção de comunicação intencional )

Thursday, March 24, 2005

LIVROS II - O GAÚCHO

O Gaúcho - Carlos Reverberl


Um dos livros fundamentais para quem deseja entender um pouco da origem do Gaúcho( tanto da etimologia da palavra, como da origem do próprio gaúcho ) . Carlos Reverbel - historiador rio-grandese - foi um dos maiores pesquisadores do tema, possuía um das maiores bibliotecas sobre o tema . Gaúcho, como disse uma vez um amigo argentino, era aquele que tinha " cuentas pendientes" de um lado ou outro da fronteira.... O livro de Reverbel reúne uma série de artigos escritos pelo próprio sobre o tema e publicados ao longo do tempo . O livro traz muitas frases e informações preciosas como sobre origem do gaúcho rio-grandense(" integrante da trilogia que carateriza, com argentinos e uruguaios, o gaúcho sul-americano " ), sobre sua formação e de seu habitat: o pampa, que na verdade antes eram campos de gramíneas altas e adquiriram atual conformação através dos dentes do gado . O livro também trata da da presença espanhola no Rio Grande ( ou Província Cisplatina ) : " ...a presença espanhola no território do atual Rio Grande foi bem anterior à portuguesa, acentuando-se na fronteira e na região da campanha.... a ocupação jesuítica precedeu de quase 100 anos a expedição de João Magalhães, aqui chegada em 1725, antecipando-se em 12 anos ao desembarque do brigadeiro Silva Paes, fundador do Rio grande de São Pedro do Sul, em 1737 . Isto significa que houve um civilização nesta extremadura, politicamente vinculada à coroa espanhola, antes da efetiva e , afinal, definitiva ocupação lusitana." Quanto à origem da palavra gaúcho, não me refiro porque são muitas as versões , mas parece que no vernáculo espanhol a origem da palavra data de1743 e que existem 34 origens etimológicas para essa palavra ... Outra curiosidade é a falta de bibliografia sobre o tema e que uma das melhores publicações sobre o assunto é de uma americana , da Univ. da Califórnia, Madaline Wallis Nichols.

Relançamento da L&PM Pocket

Wednesday, March 23, 2005

LIVROS I - A Carta Esferica

A Carta Esférica de Arturo Perez Reverte

http://www.capitanalatriste.com/

Reverte é um escritor espanhol, que faz grande sucesso no seu país, com livros de aventura sobre mar, baseado em fatos históricos, creio que ainda não muito conhecido no Brasil ( se bem que nenhum escritor é muito conhecido no Brasil, com exceção de Paul Rabbit ) , mas voltando ao tema, Reverte é um prato cheio para que gosta de livros sobre mar, mistérios sobre galeões afundados, etc. È esse o tema de A Carta Esférica ( foi lançado aqui pela Companhia das Letras e pela Editora Planeta - essa edição saiu nas bancas, é mais barata e melhor ), conta de história de um marinheiro, Coy, sem barco, de um galeão espanhol afundado no mar e , como não poderia deixar de ser, de uma mulher misteriosa. Bom divertimento!
PS: O link acima é o site do escritor. Pra quem entende um pouco o idioma de Cervantes, o sitio traz colunas do escritor, publicadas em um jornal da Espanha, textos , informações sobre seus livros, etc e tal.

Tuesday, March 22, 2005

TEATRO

A Revolta das Deusas ou : Hoje não tem futebol !


TEATRO

Personagens
Deusas
Hera
Afrodite
Ártemis
Atenas

Coro , Masculino
Herói , eu,Vinicius

Em algum lugar no tempo em Atenas , no templo de Atenas , estão reunidas as deusas Hera , Afrodite , Ártemis e Atenas para discutir sobre seu assunto : Homens , qual a sua utilidade . E possível prescindir deles ?

CORO : Por Zeus ! Desde o Olimpo nos ouvimos o clamor das deusas . Elas estão insatisfeitas com nós,homens . A principal queixa é não as compreender , não dar-lhes suficiente carinho , amor , compreensão .Não baixarmos a tampo do vaso depois de irmos no banheiro . Assistirmos futebol , deixarmos roupas jogadas pelo chão do quarto . Oh , elas pensam extinguir-nos da face terrestre.

( No templo de Atenas , estão as seis deusas reunidas , confabulam )

Hera : já não suporto mais estes homens . Eles são insuportáveis , como meu marido , o infiel Zeus , que além de infiel , bagunça toda casa , deixa roupas jogadas pelo chão , traz os amigos para assistir futebol sexta à noite , mancha o sofá com ambrosía , deixa latas de cerveja atiradas por tudo . Chega tarde da noite ,bêbedo , disfarçado na ponta dos pés . È um inútil. Só quer saber de samba , pagode , mulheres , farra e futebol .
Ártemis : Concordo com Hera , penso que os homens são inúteis , para que precisamos deles ? Para mim não fazem falta . A mim só me basta viver em comunhão com a natureza , com a caça . Tenho uma idéia ! Vamos caçar os homens .

Atenas : Não sei tenho minhas dúvidas , penso que podem , ás vezes , eles serem úteis . Como nos tempos guerra .

Afrodite : Oh, bem , eu vejo algumas utilidades á mais para eles , algumas utilidades mais divertidas .

Coro : Ai de nós ! Ai de nós ! E agora , quem poderá nos ajudar ? Estamos fadados a desaparecer ? Nossa raça chega ao fim por motivo de incompetência .?
Oh , mas quem vem lá entrando na cidade de Atenas e se aproxima do templo da divina deusa guerreira ? Será , ele , o jovem herói , salvador , intrépido . Aquele , que salvará a nossa raça . Jovem sensível , educado , entendedor da alma feminina e dos desígnios das deusas ?

( Chega Vinicius e entra no templo de Atenas )

Atena : Oh mas quem ousa entrar em meu templo sem se anunciar . Será aquele que , divino , lindo e maravilhoso . Mensageiro de Zeus . Aquele que sabe tudo , homem audaz , inteligente , que nunca pega grau C na Unisinos , o estudante padrão , nota 10 em literatura grega ?

Vinicius : Oh divina deusa , feche os seus olhos e verá , aquele sem igual . Aquele por quem esperavas . Vim para salvar a nossa raça , provar que os homens podem ser bons .

Afrodite : Oh meus Zeus , Oh meu Zeus , e é esse que vocês querem exterminar ? Estão loucas ? Que desperdício !

Ártemis : Não se iludam , não se iludam , vamos extermina – los , não servem para nada .
Vamos caçá-los .
Hera : De acordo , chega de mentiras , enganações , bagunça , mancha de batom no colarinho . Vamos acabar com a raça deles !

Vinicius : Minhas amadas deusas , vim e estou aqui em nome do poderoso Zeus , que me enviou com uma mensagem para divina Hera que irá apaziguar suas fúrias .

Atena : E qual será esta mensagem que poderá apaziguar nossa inquietação ?

Vinicius : A mensagem é : Não enche mulher !!!


Coro : Assim sendo , tudo terminou , bem. Salvaram nosso pescoço , nossa raça não foi exterminada . Todos ficaram felizes . As deusas ficaram apaziguadas e Hera foi para casa porque estava atrasada e tinha que fazer janta para Zeus que ia chegar cansado do trabalho e aquela noite tinha a decisão do gauchão na teve e , além disso , aquela era a noite do carteado com os amigos .

FIM