Tuesday, April 04, 2006

Miguel de Cervantes

Miguel de Cervantes nasceu por volta de 1550 em Alcalá de Henares ,peque na cidade perto de Madri , na região de Castilla Leon, filho de um simples barbeiro e cirurgião . Numa época de grandes mudanças no mundo, os reis católicos tinham acabam de expulsar os mouros da península ibérica e as Américas acabavam de ser “descobertas” .

Cervantes não teve nenhum estudo acadêmico, mas foi discípulo de um humanista espanhol Juan Lopez Hoyos, sobre a influencia de quem publicou alguns poemas em homenagem a rainha da Espanha


A partir dos 18 anos, Cervantes vai para Roma, Itália onde trabalha como criado de um cardeal e entre um contato com a efervescência cultural daquela região

Depois disso por volta Cervantes junta-se as forças cristas que combaram os turcos na famosa batalha de Lepanto na costa da Grécia, sob os auspícios de Dom João da Áustria. Ele participa com grande bravura dessa batalha, mas é ferido e perde os movimento da mão esquerda .

Mas isso não impediu Cervantes de continuar suas aventuras e, quando regressava para Espanha,a bordo de uma fragata espanhola na costa norte da Àfrica, sofre o ataque de corsários mouros, Cervantes é feito prisioneiro, junto com seu irmão Rodrigo, levado para Argel, na áfrica, onde passa um período de cinco anos trancafiado em uma prisão moura .


Neste período tenta fugir da prisão 04 vezes: Na primeira vez Cervantes é apanhado e logo e apanhado e posto em um confinamento mais severo. Logo depois, a sua família reúne algum dinheiro para o resgate, mas o dinheiro só é suficiente para resgatar um dos irmãos, e Cervantes preferiu dar a liberdade a seu irmão. Rodrigo logo tenta contratar uma embarcação para libertar Cervantes, mas na última hora é apanhado. Na terceira tentativa de fuga Cervantes é apanhado mais uma vez e trancafiado por 05 meses no banheiro de sua cela . Na quarta vez , Cervantes tenta subornar um mouro para guia-lo até o cabo de Oran, mas é delatado e apanhado, como pena o Sultão de Argel manda Cervantes ser levado para uma prisão em Constantinopla.
Mas antes que isso ocorresse dois frades espanhóis que organizam uma expedição a áfrica e conseguem e com auxilio da família de Cervantes conseguem pagar seu resgate.


Cervantes volta para a Espanha , depois de 05 cinco anos, e com a família sem recursos e endividada por pagar seu resgate, Cervantes candidata – se a um posto de trabalho na América, mas não é atendido, Cervantes então consegue uma colocação como Coletor de Impostos, Cervantes não é muito hábil com os números. O banco em que Cervantes depositava os imposto quebras e Cervantes passa cinco meses na prisão . È nesse período, que Cervantes passou na prisão que é ele elabora a primeira parte de sua obra mais conhecida : Don Quijote de la Mancha!!

A partir de 1605 Cervantes obtem a permissão para publicar a primeira parte de Don Quijote, que logo obtém um grande sucesso com o público leitor


A partir 1615 Cervantes , movido pelo sucesso da primeira parte, publica a segunda parte de Dom Quijote de la ManchA . E logo depois vem a falecer aos 68 anos de idade, em 1616

Dom Quixote de la Mancha, ano passado, completou 400 anos de sua publicação.

1 Comments:

Anonymous Anonymous said...

Tem 3 anos que li o primeiro volume de Dom Quixote. Eu tenho a obra completa, mas falta ânimo pra começar o segundo volume.

Mas apesar da linguagem que deixa a leitura um pouco cansativa, é um livro muito bom.

8:10 AM  

Post a Comment

<< Home